domingo, 21 de março de 2010

A Marcha dos Pinguins - resumo

No Polo Sul, onde os pinguins vivem, o Inverno é muito frio e dura cerca de 9 meses.
Hoje em dia o Polo Sul é um continente gelado mas nem sempre o foi.
Neste bioma polar não há uma Biodiversidade muito grande ,mas há uma espécie que se destaca muito, essa espécie são os pinguins imperadores.
Durante o Inverno os pinguins formam caravanas que se deslocam pelo Polo Sul e que se encontram todas no mesmo sitio e quase no mesmo dia. Ainda não de sabe por que é que os pinguins, como que por magia, se encontram todos no mesmo dia à mesma hora.Aquando do encontro anual alguns pinguins acasalam e têm filhos, o que permite a continuação da espécie, mas outros não conseguem um par e não acasalam.
Depois do porem o ovo as mães passam os ovos com muito cuidado aos pais, se eventualmente o ovo tocar no chão gelado, o liquido que e o envolve pode congelar e fazer com que a cria não chegue a nascer.
Depois da "meticulosa" troca as pinguins fêmea voltam para trás em busca de comida para depois dar ao filhos. Ao fazerem esta marche de regresso as pinguins fêmea iniciam uma marcha chamada "A marcha do crepúsculo". As fêmeas têm de pescar peixes, porque são dos poucos alimentos que podem caçar.
Quando os ovos eclodem os machos que têm carregado os filhos tentam dar de comer aquilo que ainda têm disponivél e que ainda não digeriram, o que é muito pouco.
Quando já têm os alimentos necessários para dar de comer aos filhos, as fêmeas tentam incansadamente voltar para junto das suas famílias.
Quando chega, as fêmeas podem dar de comer aos filhos e também já podem ver os seus filhos a darem os primeiros passos estes primeiros passos têm o nome de "A Marcha dos pinguins livres".
Algumas das fêmeas que não encontraram as suas famílias ou que os seus filhos morreram, tentam desesperadamente "roubar" os filhos dos outros.
As mães também têm de se preocupar com os predadores que tentam caçar as crias, os mandriões do sul.
Depois os pais deixam os seus filhos, deixando estes a viverem sozinhos e a fazerem a vida deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário